sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Invisibilidade? Só acredito vendo!


Pesquisadores avançam na busca da invisibilidade

Um estudo publicado pelas revistas "Nature" e "Science" mostra que a invisibilidade está deixando o campo da ficção científica para ficar cada vez mais perto da nossa realidade. As publicações tratam da descoberta de materiais tridimensionais capazes de desviar a luz visível.

Os cientistas que fizeram experimentos neste sentido com nanoobjetos (a milionésima parte de um milímetro) dizem que podem aplicar o mesmo princípio para tornar uma pessoa, um tanque ou até um petroleiro completamente invisíveis.

Eles já haviam conseguido dissimular um cilindro de couro de cerca de dez centímetros "iluminado" por um raio de microondas, à freqüência radar, invisível ao olho humano. Mas, na ocasião, o experimento foi limitado a duas dimensões.A equipe do professor Xiang Zhang, da universidade californiana de Berkeley, conseguiu duas premissas: trabalhar com luz visível e em três dimensões.

Os novos materiais ("metamateriais") são capazes de produzir o que os cientistas chamam de "índice de refração negativo", indispensável para tornar os objetos invisíveis. Com este índice negativo, a luz se desvia em direção contrária à normal.

Estes "metamateriais" devem desviar a luz ao redor do objeto, de modo a envolvê-lo, e, em seguida, recuperar sua forma original, assim como uma corrente de água recupera sua forma após passar por um obstáculo. O observador já não vê a perturbação na luz e, desta forma, o objeto desaparece.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u432023.shtml

Nenhum comentário: